Unicórnios: As startups bilionárias
- André Oliveira Silva
- 17 de nov. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 18 de nov. de 2020
“Unicórnios existem e estão mais próximos do que podíamos imaginar. As startups fazem parte do nosso cotidiano, desde pedir uma simples pizza até alugar um quarto em uma cidade do outro lado do mundo. Tudo isso é possível sem sair de casa, graças às startups de tecnologia.” - André Oliveira.
Autor: André Oliveira
Afinal, o que é uma startup Unicórnio?
O termo Unicórnio é utilizado para se referir às startups de tecnologia avaliadas em mais de 1 bilhão de dólares antes de realizar o seu IPO, ou seja, abrir capital na bolsa de valores. A maior característica de uma Startup unicórnio é a inovação no mercado que atua. O AirbNb por exemplo, revolucionou a forma como as pessoas se hospedam ao redor do mundo, mudando assim um padrão de mercado. Antes dele, as pessoas não pensavam em alugar um quarto de sua casa, afinal de contas, ter um estranho convivendo com a sua família, dormindo no quarto ao lado, não parece uma ideia muito reconfortante. Mas empresas como o Airbnb pensam diferente, inovam e conseguem mudar o padrão de mercado. Hoje eles são a maior empresa de hospedagem do mundo, alugando quartos em casas de outras pessoas, tudo isso graças a inovação e ao poder de intermediar relações.
O modelo de negócio de uma startup, via de regra, tem que ser escalável e replicável. Até por isso o maior gasto dessas empresas são com marketing e divulgação de sua marca para que consigam um crescimento exponencial e abocanhe o mercado de uma só vez. Isso só é realidade graças aos grandes aportes realizados por investidores durante as rodadas de investimento. A rodada de investimento acontece quando uma empresa precisa de um capital grande, geralmente para crescimento, e busca investidores que aceitem por dinheiro na empresa em troca de uma porcentagem da mesma.
Estamos vivendo o futuro!
Intermediar relações é o futuro, as maiores startups do mundo fazem isso. O Uber é a maior empresa de transporte urbano do planeta, e não tem um carro sequer em sua frota. Pedir um táxi sem sair do seu sofá, com alguns cliques no seu smartphone e até mesmo sem precisar pegar em dinheiro parece uma situação futurista, mas é isso que empresas como o Uber e 99 fazem. Intermediar relações humanas é juntar alguém que tem um produto/serviço com algum consumidor. Esse processo é extremamente valioso e pode gerar fortunas nas mais diversas áreas. O poder que nos oferece é gigantesco, para todo bem ou serviço fornecido existe um consumidor em potencial. Unir essas duas pontas é o que faz o mercado girar.
Antes da internet as maiores empresas do mundo tinham suas fortunas em bens, hoje as maiores empresas do mundo tem suas fortunas em dados. O maior serviço de delivery da américa latina não tem um restaurante, o Ifood. O maior serviço de transporte urbano do mundo não tem um automóvel em sua frota, o Uber. E o maior serviço de hospedagem do planeta não tem nenhum hotel, o Airbnb. Esse é o poder de intermediar relações humanas, juntar alguém que oferece um bem ou serviço com um consumidor em potencial é o que faz essas empresas serem tão poderosas e valiosas.
Mas como essas empresas ganham dinheiro?
Bom… existem muitas maneiras de monetizar um serviço. A maneira mais comum é cobrar uma taxa para cada relação intermediada. No caso do Ifood é cobrado uma taxa do restaurante em cada pedido feito no app. Já o Uber fica com uma porcentagem do valor de cada corrida realizada. Os modelos de negócios das outras Startups citadas anteriormente são muito parecidos, para cada relação intermediada, uma taxa é cobrada. Por isso é essencial para essas empresas que o controle das transações financeiras fiquem em suas mãos, afinal de contas ter o controle de todas as transações financeiras facilita no processo de cobrança das taxas de uso do sistema. É comum que todas essas Startups tenham um serviço de pagamento pelo app, vinculando o cartão de crédito.
Mas existem unicórnios brasileiros?
A resposta é sim! No Brasil existem algumas empresas desse segmento, como a Fintek Nubank, banco digital que ficou muito famoso, entre outras coisas, pelo seu cartão “roxinho” e está avaliada em mais de 10 bilhões de dólares. O app 99 taxi que é o concorrente direto do Uber no brasil atingiu em 2018 o valor de mercado de 1 bilhão de dólares, se tornando a primeira startup unicórnio do Brasil.
Referências
Kommentare