Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
- EJEEL - Empresa Júnior de Engenharia Elétrica, IFBA
- 1 de dez. de 2020
- 3 min de leitura
“O crescimento acelerado das indústrias e grandes cidades, muitas vezes desordenado, corrobora para que esse desenvolvimento não alcance toda a população. A exploração exacerbada e inconsciente dos recursos naturais agride o ambiente, de forma que a sua recuperação natural não acompanha o processo de exploração.” - Aracelli Novaes.
Autora: Aracelli Novaes.
Você já ouviu falar dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável? E sobre a Agenda 2030?
No ano de 2000, os 191 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) da época reuniram-se na Cúpula do Milênio das Nações Unidos. Nesse encontro foram estabelecidos objetivos a serem alcançadas por todos os países até o ano de 2015 (chamados de Objetivos do Milênio – ODM). Tais objetivos giravam principalmente em torno do âmbito da erradicação da pobreza. Eram eles:
1. Erradicar a pobreza extrema e a fome;
2. Alcançar o ensino primário universal;
3. Promover a igualdade de gênero e empoderar as mulheres;
4. Reduzir a mortalidade infantil;
5. Melhorar a saúde materna;
7. Garantir a sustentabilidade ambiental;
8. Desenvolver uma parceria global para o desenvolvimento.
O estabelecimento desses objetivos com suas respectivas metas contribui para a criação, por parte de cada governo, de políticas específicas para o cenário de cada país, buscando solucionar os problemas apontados pelos ODM.
Em 2015, reuniram-se novamente os membros da ONU – agora 193 países, na cidade de Nova York. Todos os países reconheceram a pobreza extrema, em todas suas formas e dimensões, como um grande desafio a ser vencido por todos para alcançar um desenvolvimento sustentável. Assim, foi estabelecida a Agenda 2030: um plano de ação adotado pelos países para guia-los nos próximos 15 anos no caminho do desenvolvimento sustentável. O plano considera 5 “p’s” essenciais:
Pessoas: Erradicar a pobreza e a fome de todas as maneiras e garantir a dignidade e a igualdade;
Prosperidade: Garantir vidas prósperas e plenas, em harmonia com a natureza;
Paz: Promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas;
Parcerias: Implementar a agenda por meio de uma parceria global sólida;
Planeta: Proteger os recursos naturais e o clima do nosso planeta para as gerações futuras.
Considerando esses pontos, nesse plano estão contidos 17 objetivos, chamados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com 169 metas, visando erradicar a pobreza e garantir a vida digna a todos, sem distinções, dentro dos limites do planeta.
O que seria um desenvolvimento sustentável?
O conceito de Desenvolvimento Sustentável foi formalizado em 1983, no documento Relatório Brundtland. Desenvolvimento sustentável seria, segundo esse conceito, “satisfazer as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”. Sendo assim, o desenvolvimento sustentável engloba três aspectos: ambiental, social e econômico, considerando a relação do homem com a natureza, a relação dos homens entre si, e as condições em que se encontram todas as pessoas no mundo.
Sabendo o que é um desenvolvimento sustentável, é possível entender a grande relevância dessa iniciativa. Vale ressaltar que, como os países possuem diferentes cenários nacionais, diferentes culturas e diferentes níveis de desenvolvimento, estabelecer um plano único para todas as nações não seria efetivo. Dessa forma, existe uma flexibilização dentro das metas dos ODS, observando objetivos que já foram alcançados por alguns países, e estabelecendo metas diferentes para aqueles que possuem outras particularidades que não podem ser ignoradas.
Mas, e aí? Quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?
Qual a importância dos ODS e da Agenda 2030?
Não precisa nem dizer não é? Mas se não ficou claro, vamos falar de novo!
Estabelecer os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e uma Agenda com um prazo para que os países alcancem todas as metas impulsiona as políticas públicas e iniciativas nos países para realizar ações que os aproximem do cumprimento de todos os objetivos e metas.
O crescimento acelerado das indústrias e grandes cidades, muitas vezes desordenado, corrobora para que esse desenvolvimento não alcance toda a população. Além disso a exploração exacerbada e inconsciente dos recursos naturais agride o ambiente, de forma que a sua recuperação natural não acompanha o processo de exploração. Ou seja, o cenário em que vivemos hoje é insustentável. Não garante que amanhã tenhamos água, ou que nossos filhos respirarão um ar puro!
Cada vez mais empresas estão se alinhando aos ODS, incluindo nos seus planos de ações de sustentabilidade metas que esteja de acordo com o que foi estabelecido na Agenda 2030! Então é imprescindível que nós que estamos entrando no mercado de trabalho conheçamos essas metas, como cidadãos e profissionais, e quem já está no mercado deve também buscar conhecer esse plano tão bonito para o futuro do mundo!
Conclusão
Diante de tantos problemas que existem no mundo, a última coisa que podemos fazer é ficar de braços cruzados enquanto a natureza e tantas pessoas sofre. Mudar a realidade deve ser o objetivo principal. Assim, traçar metas como as que foram estabelecidas com os ODS na Agenda 2030 é um grande passo para alcançar essa mudança! Busque saber mais sobre esse tema e sobre as ações do governo e das empresas privadas para garantir o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Kommentare