Gestão de Finanças Pessoais: o que fazer com meu dinheiro?
- Mikelly Anjos
- 27 de out. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de out. de 2020

Você já analisou o impacto causado em sua vida pessoal pela má administração de suas finanças? Problemas financeiros podem causar mau humor, arruinar relacionamentos e até destruir a saúde.
Autora: Mikelly Anjos
Você conhece suas finanças?
Algumas vezes, após o recebimento do salário, temos a sensação de que ele desapareceu, isso ocorre porque não elaboramos um acompanhamento de nossas finanças que ofereça uma visão clara de nossos gastos. Uma boa educação financeira nos conduz ao autoconhecimento por meio do qual podemos melhorar a nossa relação com o dinheiro e administrar os ganhos e gastos, tendo em mente a realização de nossos objetivos e sonhos.
Quando pensamos em nossa saúde financeira, devemos inicialmente assumir nossa realidade, fazendo um diagnóstico da situação financeira. Nossas finanças devem ser organizadas, de modo a elaborar um orçamento familiar que represente "renda disponível x despesas" e as mudanças necessárias para que possamos sair de uma situação de devedor, para a de poupador em um futuro próximo.
Por onde começar?
Comece anotando cada ganho e cada gasto em uma planilha, por meio dela, você poderá visualizar melhor em que seu dinheiro é gasto e a diferença entre ganhos e gastos. Se sua renda for menor que sua despesa, a diferença será negativa e isso exigirá ajustes para equilibrar suas contas. Se a diferença for positiva, parabéns, suas contas estão equilibradas e você já pode começar a pensar em investir.
É importante que o orçamento contenha todas as suas despesas mensais, com detalhamento. Se houver contas que estão em atraso ou dívidas, essas, e também os juros, deverão compor os valores das despesas. É importante incluir até os pequenos valores, como um cafezinho, esses gastos que aparentemente são insignificantes, podem implicar em valores significativos em seu orçamento. Ao fazer um orçamento, você precisa ter a ideia de que organização e disciplina são essenciais. Dessa forma, você controla e administra seus gastos, sabendo exatamente para onde seu dinheiro está indo!

Não contraia dívidas
Guarde dinheiro e compre a vista. Faça uma avaliação de suas dívidas e procure negociar e pagar, sempre evitando o pagamento excessivo de juros. Evite os empréstimos e procure definir um limite mensal para seus gastos, dentro da possibilidade de seus ganhos. Tente evitar compras supérfluas, reduza ou adie a compra de produtos ou serviços que podem esperar. Para um futuro financeiro seguro, precisamos aprender a lidar com o dinheiro, adquirindo hábitos de poupança e investimento, o que, certamente, nos proporcionará maior qualidade de vida.
Agora que você já sabe a importância de planejar seus gastos e sabe como investir seu dinheiro, que tal começar hoje mesmo a fazer seu planejamento financeiro?
コメント